13 novembro 2009

Dia Mundial da Gentileza - 13 de Novembro



José Datrino, chamado Profeta Gentileza, (Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917Mirandópolis, São Paulo, 29 de maio de 1996) tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido eGentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza".



A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano.

Joseph Joubert

11 comentários:

Studio Baunilha disse...

Que lindo!
Bjs querida!

Amanda disse...

Muita verdadeeee... tudo verdade.... Bjs

ROSA GLACE disse...

Obrigada pela GENTILEZA , deixo flores no meu blog pra vcs.bjs

Santa Imaginação disse...

Concordo plenamente!!!E como é gentil uma tal Edna Fadinha!!!Obrigada....
Bjs
Zu

Juju disse...

Já ví algumas reportagens sobre o profeta. E realmente acredito que gentileza gera gentileza. Estamos precisando cada vez mais de pessoas gentis.
Beijos

Glorinha L de Lion disse...

É Edna, basta um sorriso, um olá, um como vai...mas como custa pra algumas pessoas um simples muito obrigada!
Todos os dias deveríamos lembrar do gentil poeta, que de louco, não tinha nada...louca é a vida que nos faz a cada dia menos parecidos com os bichos e cada vez mais parecidos com os homens.
Bjocas querida e bom fim de semana!

Luciana Onofre disse...

Obrigada por ter feito parte da nossa Blogagem Coletiva, Crianças Pagãs veicula hoje um post com links sobre todas as postagens desse dia.

Luciana Onofre

http://criancapaga.blogspot.com/

Marina Mott disse...

Olá! Obrigada pela visita! Seus macarons estão prontinhos te esperando. Tomara que goste! Até amanhã! Bjs

Unknown disse...

que interessante essa historia! eeu não sabia disso e nem q tinha um dia especial, mmto bacana!

Amiga, claro q te entendo perfeitamente, eu também não tenho dado connta de passar em todos os bloggs e quase nem de blogar..tenho eentrado pouco na net por probleemas de saudde e taal..mas loggo eu volto! ;)

te adoro!

beijos

Patrícia Martins disse...

Não sabia que foi dia 13!!!
Morei em Nikity grande parte da minha infância e admiro o profeta desde de pequena! Conheço a história do circo e tudo mais. Inclusive os pais de uma grande amiga, se conheceram adolescentes, ajudando no resgate aos sobreviventes do desastre no circo, casaram e estão juntos até hoje! beijo beijo
Tri

Arte e Artesanato disse...

Eu amo tudo que se refere ao rofeta Gentileza, sinônimo de esperançapara mim. Bjos.